Acompanhamento Terapêutico

O acompanhamento terapêutico ajuda o paciente a reintegrar-se à sociedade, ou seja, poder efetuar as tarefas do seu dia-a-dia melhorando suas limitações. O terapeuta normalmente acompanha o indivíduo – encorajando-o, orientando-o e apoiando-o – em atividades diárias nas quais o paciente tem dificuldade em realizar sozinho. 

Com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida, nossa equipe une técnicas motivacionais, comportamentais e cognitivas para melhorar estados comumente observados como: apatia, isolamento social, fobias (medos) e incapacidade para tarefas habituais (estudo, trabalho, cuidados pessoais, etc.).

Alguns dos locais de acompanhamento são:

– residência
– shopping centers
– restaurantes
– parques
– cinemas/teatros
– bibliotecas
– eventos esportivos

Os familiares muitas vezes ficam perdidos e confusos, sem saber como ajudar ou agir diante da desorganização e inabilidade do paciente. Cabe também ao acompanhante terapêutico orientar a família sobre como atuar, para que o paciente possa, aos poucos, desenvolver a capacidade de cuidar de si mesmo.

Como cada paciente é único, com frequência é necessária uma equipe multiprofissional para a abordagem de determinados problemas psiquiátricos. Frente a esta necessidade, nossa equipe é composta por: psiquiatras, médicos, enfermeiros, várias linhas de psicoterapia, nutricionista e orientador especializado para atividade física. O acompanhamento terapêutico pode ser feito tanto para pacientes internados quanto em consultórios ou em sua residência.